
Boletim das Comunidades de Energia Sustentável
Edição 2
Verão 2011
Artigos [2 PT]
ENNEREG "Regiões 202020"
Promovendo Acção Local e Regional de Energia Sustentável
Apoiando a Energia Sustentável no País de Gales
Wielkopolska contribui para a promoção do Pacto de Autarcas
Schéma Régional Climat Air Énergie Rhône-Alpes
Cinco Autarcas Pomerânios assinam o Pacto
Energia Para Autarcas
Lançamento da Caixa de ferramentas de Metodologias - Apoio para os Apoiantes dos PAES
Província de Huelva em ‘movimento energético’
Enfoque na Croácia – movimento de energia sustentável
A pequena comunidade Leivi explora o ângulo turístico no PAES
ENESCOM em acção
Notícias dos países parceiros do come2CoM
ZEROHEROES - Siena, Itália & Limburg, Bélgica lutam para se tornar neutras em carbono
ENESCOM em acção
Autor: Cristiano BOTTONE, ENESCOM Communications Officer, Italy -
Tradutor: Raquel SEGURADO, ENNEREG Pioneer Region - Madeira, PT, IDMEC-IST, Portugal -
As actividades do projecto ENESCOM estão a ganhar impulso. A primeira parte do trabalho consistiu na recolha de dados sobre o uso de energia nas áreas abrangidas pelo projecto. Foram encontrados obstáculos, mas foram na sua maior parte ultrapassados, e um nível mais aceitável de dados foi recolhido. Actualmente, estes dados estão a ser comparados, para se ganhar um melhor entendimento relativo aos perfis de consumo e emissões das áreas administradas pelos 14 parceiros europeus do projecto. Esta informação servirá de plataforma comum para actividades futuras.
Imagem: Reunião de sensibilização na Faculdade St. Ignatius, assistida por cerca de 250 estudantes
Entretanto, as equipas locais começaram a trabalhar, organizando reuniões e seminários para administradores locais e outros stakeholders. Cada parceiro organizou reuniões com o Pioneiros do Pacto, lançou comunicados de empresa, participou em programas de televisão e geriu a comunicação externa.. Programas de formação específicos para professores de escolas primárias e secundárias tiverem lugar na Eslovénia e na Itália.
Apesar do facto da actual recessão económica, juntamente com a turbulência política em certas áreas, acrescenta dificuldade ao nosso trabalho, temos percebido um interesse sustentado e um aumento da sensibilização colectiva da urgência de tomar medidas para reduzir as emissões de carbono e redesenhar o perfil de energia das comunidades locais. Antes do previsto, algumas cidades já estão em processo de adesão ao Pacto de Autarcas, e muitas outras já confirmaram o seu compromisso em fazê-lo
Entre as muitas experiências interessantes lançadas até à data, o Parceiro Líder do Projecto em Itália, organizou uma formação para o benefício de um grupo de autarcas locais. A ideia surgiu da percepção de que muitas vezes o público espera que os administradores públicos tenham uma noção clara das consequências do uso ineficiente de energia na nossa sociedade, sem que lhes tenham sido dadas as ferramentas para ganhar tanta clareza. Os Autarcas do Vale Samoggia foram convidados a interagir com um grupo de peritos para aprenderem aspectos fundamentais, e muitas vezes ignorados, do uso de energia, abordando questões como: quais são os efeitos das emissões na saúde pública? Quais são os dados actuais relativos às alterações climáticas, e quais são os seus efeitos na economia? Quais são as especificações regulamentares da UE na produção de energia?
Imagem: Os Autarcas da Unione di Comuni Valle del Samoggia [Grupo de Municípios do Vale Samoggia] depois da formação ENESCOM
O resultado da formação foi uma forte motivação para os administradores trabalharem em direcção aos objectivos do Pacto de Autarcas. Os autarcas participantes sentiram que ganharam uma forte base de apoio relativamente a estes tópicos que este poderão ter que discutir e desenvolver em momentos futuros. Uma iniciativa semelhante decorreu em Praga, nessa ocasião a principal conclusão tirada foi que muitos municípios já implementaram medidas de poupança de energia, mas não há a consciência pública deste facto entre os cidadãos.
Finalmente, reuniões técnicas estão a decorrer para planear o apoio a acções que aprofundem a compreensão do Pacto pelos administradores locais, para verificar o desenvolvimento dos PAESs e, caso a caso, outras acções locais possíveis. Esta fase está a ter um desenvolvimento interessante em Itália, no Vale Samoggia, onde há um plano para coordenar acções futuras através de um roteiro comum implementado num nível inter-cidade. Isto deve idealmente aumentar a eficácia de cada acção, garantindo a implantação de recursos comuns para as acções que um município único não poderia sustentar por si próprio.
Resumindo, o projecto ENESCOM está em plena aceleração, prestes a entrar na fase mais operacional do seu plano de trabalhos. Espere mais actualizações no nosso próximo boletim.