Boletim das Comunidades de Energia Sustentável

 Eventos Diário | Notícias | Registre-se para receber este boletim eletrônico


Regions202020 logo ENESCOM logo Come2CoM logo CITY_SEC logo Energy for Mayors logo
logo come2com 4

Notícias come2CoM de Áustria, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha

Autor: Katrin JULLIEN, come2CoM Project Coordinator (2010-11), Germany / Meike LÖHR, come2CoM Project Coordinator (2011-2012), Beratungs- und Service-Gesellschaft Umwelt mbH, Germany - Email

Tradutor: Raquel SEGURADO, ENNEREG Pioneer Region - Madeira, PT, IDMEC-IST, Portugal - Email

Bregenz, Áustria

Bregenz, AustriaBregenz, a capital da Província de Vorarlberg adere ao Pacto de Autarcas Bregenz é a primeira de 9 capitais de províncias austríacas que adere ao Pacto de Autarcas. Este passo anda de mãos dadas com o processo e5 (Prémio Europeu da Energia) a decorrer, diz o Presidente da Câmara de Bregenz. Aderir ao Pacto de Autarcas significa que o actual processo será reforçado pela preparação de um Inventário de Referência de Emissões e um PAES bem como pela publicação periódica de relatórios de implementação. O compromisso formal de ultrapassar os objectivos da UE em relação à redução das emissões de CO2 e a possibilidade de partilhar conhecimentos com cidades a nível nacional e internacional é visto como uma grande vantagem do Pacto de Autarcas. O Presidente da Câmara também acredita que a iniciativa Pacto de Autarcas irá promover actividades idênticas nas cidades, através de intercâmbio da política energética local e ajudar Bregenz a se tornar mais independente de combustíveis fosseis.

Cardiff, Reino Unido

Cardiff Carbon Lite action planCardiff é a capital do País de Gales e tem aproximadamente 330.000 habitantes. O Concelho de Cardiff está prestes a submeter um primeiro esboço do seu Inventário de Referência de Emissões e Plano de Acção para a Energia Sustentável (PAES). A entrega do PAES é devida até o fim de Abril de 2011 e marca um ano desde que a autoridade assinou o Pacto de Autarcas, satisfazendo a primeira exigência do Pacto.

O plano de acção Cardiff Carbon Lite no qual o PAES se baseou está disponível no website de Cardiff. A Agência de Energia Severn Wye, parceiro do Reino Unido do projecto come2CoM, apoiou no desenvolvimento do Inventário e do PAES, sob o projecto come2COM – veja www.swea.co.uk/COM para mais informação.

Este será o primeiro PAES preparado por uma autoridade local galesa e espera-se que muitas outras autoridades locais do país sigam este compromisso de tomar medidas contra as alterações climáticas e ajudar a atingir as metas da UE 202020 de 20% de aumento da eficiência energética, 20% de contribuição das energias renováveis e 20% de redução das emissões de CO2.

Kronoberg, Suécia

Regional conference organised by the Regional Energy Agency of Southeast Sweden
Conferência regional organizada pela Agência Regional de Energia do Sudeste da Suécia (ESS) num dos municípios do condado de Kronoberg

Mostrando diferentes ferramentas para o planeamento energético local e regional e os seus efeitos positivos foi o tema de uma conferência regional organizada pela Agência Regional de Energia do Sudeste da Suécia (ESS) num dos municípios do condado de Kronoberg. A conferência foi um dos 5 eventos que cada parceiro do projecto organiza para promover o Pacto de Autarcas. Como o financiamento de medidas de energia sustentável é um grande problema para quase todos os municípios, a ESS também forneceu informações sobre co-financiamento nacional para as iniciativas de eficiência energética.

Zealand, Dinamarca

A inscrição conjunta de 14 municípios da Região Zealand foi um marco do Pacto de Autarcas na Dinamarca. Estes municípios estão a desenvolver os seus PAES, apoiados pela autoridade regional e pela Universidade de Roskilde. Os esforços do projecto come2CoM são na direcção de encorajar os municípios do Oeste da Dinamarca (Funen e Jutland) a tomar medidas semelhantes. Os municípios da Região Central Dinamarca, já no processo desenvolvimento dos seus PAES, estão numa boa posição para aderir ao Pacto de Autarcas. E no norte de Jutland, o município de Frederikshavn decidiu recentemente aderir ao Pacto de Autarcas como o primeiro signatário da região.

A roadmap to a low carbon economy in 2050
Frederikshavn tem o objectivo de se tornar 100% verde já em 2015, como pode ser verificado neste vídeo da UE.

O projecto come2CoM vai ajudar os municípios a cumprir os requisitos do Pacto de Autarcas, e também usar a experiência ganha na Região Zealand e outros locais da Europa.

Nordrhein-Westfalen, Alemanha

O apoio do projecto come2CoM na Alemanha tem-se focado nos pequenos municípios do Pacto de Autarcas que estão empenhados na protecção do clima, mas não têm as capacidades técnicas e as competências linguísticas profissionais para desenvolver um PAES sozinhos. Assim, as autoridades locais apreciaram bastante o léxico fornecido por B.&S.U. mbh (coordenador do projecto come2CoM e parceiro alemão) e a ajuda na tradução das acções energéticas para Inglês.

Cidades no Bundesland "Nordrhein-Westfalen" estão a beneficiar da licença para a ferramenta EcoRegion comprada pelo governo de Bundeland, que pode ser utilizado por todas as cidades e municípios da região. EcoRegion é reconhecido pela Comissão Europeia como uma ferramenta eficiente para estabelecer um inventário de referência de emissões, necessário para a implementação do Pacto de Autarcas. Com o EcoRegion, o formulário do PAES pode ser criado em segundos. A Agência de Energia de Nordrhein-Westfalen tem sido subcontratada pela B.&S.U. mbH para apoiar as cidades signatárias do Pacto de Autarcas na sua área, desenvolvendo o inventário de referência de emissões.